Uma operação que vai custar em torno de 30 a 50 bilhões de dólares coloca Microsoft, Twitter e Oracle disputando a compra do app chinês TikTok. Mas por que o aplicativo que já registra 2,3 bilhões de downloads e tem potencial de lucratividade superior ao Instagram e o YouTube está sendo vendido?
No caso do TikTok a situação não se resume aos players de mercado comprando a concorrência, existe uma variável política muito importante nesse caso. O presidente americano, Donald Trump, vive uma guerra pessoal contra a China e vem tomando medidas um pouco descabidas.
Desconfiado que o aplicativo estava fornecendo informações de americanos para o governo chinês, Trump lançou um decreto determinando o banimento do TikTok nos Estados Unidos até 15 de setembro. O decreto só perde a validade caso uma empresa americana tenha controle sobre as operações do aplicativo.
A detentora das operações do TikTok é a ByteDance, que não quer de jeito nenhum vender as operações do aplicativo, mas se perderem o mercado americano seu potencial de crescimento e lucratividade ficaria prejudicado.
Atualmente 20% da receita total do TikTok vem dos mais de 100 milhões de usuários ativos nos EUA, um número até menor do que os 42% que o mercado americano representavam na receita da empresa antes da implementação de anúncios. Outro fator que torna o aplicativo extremamente forte é a popularidade na Ásia.
Mais de 70% da receita do TikTok vem do mercado chinês, com mais de 400 milhões de usuários diários ativos. Ainda registrando extrema popularidade no Camboja, Indonésia, Japão, Malásia, Tailândia e Vietnã. Esses fatores tornam o app ainda mais atrativo para as empresas americanas que estão no páreo.
A disputa estava entre a gigante Microsoft e o Twitter, mas nesta semana a empresa de softwares Oracle entrou na jogada. O cenário atual ainda coloca a Microsoft na frente dos concorrentes no negócio, visto que tem muito mais poder econômico do que o Twitter, que precisaria de parceiros para fechar o negócio.
Já a Oracle ainda está em fase preliminar de conversas com investidores do TikTok baseados nos EUA. A proposta da Oracle da um pouco mais de vantagem para a ByteDance, já que a empresa tem interesse em comprar as operações apenas nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.