Nesta terça-feira (25) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o índice de Confiança do Comércio (Icom) do mês de agosto. Segundo o levantamento o Icom desse mês teve aumento de 10,5 pontos em relação à julho, chegando a 96,6 pontos.
Segundo a FGV, o aumento no mês de agosto foi bem sensível, representando uma reconquista de aproximadamente 92% do mercado perdido desde o início da pandemia. Isso se deve a percepção de melhora no momento atual da doença no país.
Há pelo menos três meses a média diária de mortes no país pelo COVID-19 é de mil. Mesmo assim a percepção dos clientes com o comércio vem melhorando gradualmente, visto que shoppings já voltaram a receber público e até os cinemas já estudam uma maneira de retomar as atividades.
O mês de agosto também registrou uma alta uniforme entre os seis principais segmentos do comércio. Outro índice medido pela FGV é o Índice de Situação Atual (ISA-COM), que mede o nível de confiança dos empresários nesse momento.
Em agosto de 2020, o ISA-COM cresceu 13,6 pontos alcançando 102 no acumulado, maior patamar desde agosto de 2013. Esse recorde vem impulsionado por quatro altas consecutivas do índice, superando em 9,4 pontos o mês de fevereiro, pré-pandemia.
O únicos setores que não seguem essa linha são as atividades de tecidos, vestuário, calçados e venda de veículos e peças automotivas.
A coleta de dados no mês de agosto foi realizada entre os dias 3 e 21, com informações de 772 empresas.