Termo frequente nas manchetes dos portais de notícias e dos noticiários do rádio e TV, todo mundo com certeza já ouviu falar da SELIC.
A SELIC é uma abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Resumindo, a SELIC é a TAXA BÁSICA DE JUROS da economia brasileira.
Essa taxa é definida durante as reuniões do COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA, conhecido como COPOM. Esse comitê foi criado em 1996 e é composto pelo Presidente do Banco Central e seus diretores. Eles se reúnem a cada 45 dias para definir os rumos da SELIC.
SELIC, A TAXA BÁSICA DE JUROS
Mas o que significa isso? Como a SELIC impacta a nossa vida?
Primeiramente, é importante saber que, historicamente, a TAXA SELIC é usada para o controle da INFLAÇÃO. E a inflação é até hoje um dos fantasmas mais temidos pela população brasileira, devido ao colapso econômico das décadas de 80 e 90. A final, quanto maior a inflação, mais caros ficam os produtos e serviços.
Então, quando a INFLAÇÃO está alta, o governo aumenta a TAXA SELIC, de modo que o custo do crédito aumenta, o dinheiro em circulação diminui e o consumo segue o mesmo caminho. Desse modo, os preços são empurrados para baixo, pois o comércio necessita vender a mercadoria parada.
Além disso, a SELIC influencia a taxa de juros do cartão de crédito, do cheque especial e da poupança, elementos usados com frequência por grande parte da população.
A POUPANÇA E A SELIC
A poupança é o investimento mais tradicional utilizado pelos brasileiros, e o rendimento da poupança é diretamente influenciado pela TAXA SELIC.
O rendimento é estabelecido diante de duas possibilidades:
Se TAXA SELIC for maior que 8,50% ao ano, a poupança terá um rendimento de 0,50% ao mês + TR (taxa referencial). Caso a Selic seja menor ou igual a 8,50% ao ano, o rendimento da poupança será equivalente a 70% da taxa Selic do período.
A Selic, o CDB, LCI e o LCA
Antes de mais nada, é fundamental falar primeiramente do CDI
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é basicamente a taxa de juros na qual os bancos emprestam dinheiro uns aos outros. O CDI é ancorado na TAXA SELIC.
E o CDI é parâmetro de rendimento para essas outras três siglas: CDB, LCI e LCA.
CDB é o Certificado de Depósito Bancário, o LCI são as Letras de Crédito Imobiliário e o LCA são as Letras de Crédito do Agronegócio. Todos são títulos privados emitidos pelos bancos para captar dinheiro. Em contrapartida os bancos remuneram quem investiu nesses títulos.
CDB, LCI e LCA são opções de investimento que rendem mais que a poupança e são seguros, pois possuem proteção do fundo garantidor de crédito.
1 Comment