Nesta semana a Forbes divulgou a lista com os 400 americanos mais ricos do mundo. A lista segue sendo liderada por Jeff Bezos, o dono da Amazon, que se beneficiou muito durante a pandemia.
Juntos, todos os 400 nomes na lista da Forbes somam a quantia de 3,2 trilhões de dólares. Só para se ter noção o PIB bruto do Brasil em 2018 foi de 1,869 trilhões de dólares, ou seja, toda a riqueza dessas 400 pessoas é 58% maior que a produção do nosso país durante todo um ano.
O interessante da lista divulgada é que os principais bilionários que subiram no ranking ou estão figurando pela primeira vez possuem negócios ligados à facilidades tecnológicas potencializadas pela pandemia. Jeff Bezos é o principal exemplo disso, já que seu e-commerce segue acelerando o crescimento de outros empreendimentos bilionários.
Outro exemplo disso é Eric Yuan, presidente-executivo da Zoom Video Communications, um aplicativo de videochamadas que facilitou a vida de muitas pessoas durante o home office. Yuan inclusive é um dos 18 novatos da lista, com seu patrimônio líquido na casa dos 11 bilhões de dólares.
Quem não vem se dando bem com a pandemia e despencou na lista foi o presidente americano Donald Trump. O icônico empresário americano caiu de 275 para 352 por conta dos efeitos econômicos da COVID-19.
O presidente americano viu seu patrimônio encolher de 3,2 bilhões para 2,5 bilhões, os principais negócios de Trump são imobiliários, além de hotéis e resorts que fecharam durante meses em 2020.