O GMV (sigla em inglês para Gross Merchandise Volume), conhecido como volume bruto de mercadoria aqui no Brasil é uma métrica utilizada para calcular o real potencial de receita em um E-commerce.
O principal objetivo de calcular o GMV é mapear o desempenho do comércio através dos números apresentados pelas vendas. A base de calculo sempre vai levar em consideração um período de tempo que você limitar.
COMO CALCULAR O GMV?
O calculo do GMV pode ser feito a partir de inúmeras referências, a mais simples é multiplicar o preço de venda final para o cliente pelo número de produtos vendidos. Assim:
Exemplo: A Maria tem 10 camisetas para serem vendidas na sua loja online, por um preço de 50 reais. Assim, o seu GMV será calculado assim:
Simples, mas nem sempre esse calculo pode ser o mais fiel. Por isso existe uma segunda fórmula que leva em consideração a receita bruta na prática, que é a multiplicação do número de transações totais pelo valor médio do pedido (VMP). Sendo que esse VMP leva em consideração todos os custos do pedido do cliente. Sendo assim, a fórmula fica a seguinte:
Exemplo: A Maria vendeu 10 camisetas com valor médio por pedido de 50 reais, sendo assim:
Calculando o GMV dessa maneira você leva em consideração apenas as vendas propriamente efetuadas, além disso esse tipo de calculo te permite uma análise de precificação que pode variar. Assim sua camiseta não precisa custar sempre 50 reais, assim você consegue aumentar e diminuir o preço de maneira estratégica e seguindo uma diretriz matemática.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE EM UM E-COMMERCE?
Claro que apenas o GMV não vai resolver seus problemas com o controle das contas e receitas, afinal esse cálculo não leva em conta descontos, retornos e custos envolvidos. Contudo, o GMV alinhado a dados como a Receita total, Custos de prospecção do cliente, receita média por usuário, Taxa de conversão e Valor líquido da mercadoria se torna um forte indicador de receita para o crescimento do seu E-commerce.
Essa métrica é tão importante no mundo do E-commerce que o Ebay utiliza o indicador como principal indicador de desempenho para vendas totais e vendas individuais dos seus cadastrados.
Amazon, Walmart, além do Ebay, sempre vem dando destaque para esse indicador nos seus relatórios de resultados. Isso mostra que se os gigantes estão preocupados em utilizar esse calculo simples nos seus negócios você também pode crescer utilizando ele.