Reconhecer e entender o público-alvo é extremamente importante para o sucesso do seu E-commerce, afinal, quem tenta vender para todo mundo acaba não vendendo para ninguém. Por isso esse texto vai explicar um pouco sobre como identificar e quais as possíveis estratégias para serem desenvolvidas pensando no seu público-alvo.
Existem várias maneiras de se identificar uma oportunidade de negócio nas mais diversas áreas de atuação, mas dentro do E-commerce a principal delas é o público. Entender muito sobre o seu público pode te gerar oportunidades para abrir um negócio digital que venda serviços e produtos para solucionar as dores deles.
OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SEU E-COMMERCE
Entender muito do seu público também pode fazer com que você acerte na estratégia de divulgação dos seus produtos, sabendo identificar os melhores canais, o melhor conteúdo e as linguagens ideais.
Existem dois caminhos possíveis para você abrir um E-commerce pensando no público:
O primeiro é entender de um público específico e abrir um negócio que venda produtos e serviços que você tem certeza que resolvam o problema deles. Saber efetuar essas vendas é importante, visto o tamanho da concorrência na internet, mas só de você identificar as necessidades desse público já é uma boa parte do sucesso.
O segundo caminho é você ter acesso à um produto ou serviço e entender como seu público vai consumir ele e quais os melhores canais de divulgação e maneiras de se vender esse produto.
Pense na seguinte hipótese. Meu pai é dono de uma pequena fábrica de produtos para cabelo, que vende desde tinturas até gel. Eu tenho acesso à essa facilidade, não identifiquei ao certo o público que consome os produtos, mas tenho acesso à eles.
Primeiramente é importante entender o público do E-commerce de maneira geral. Para isso eu vou consultar a pesquisa NeoTrust, no meu caso a segunda edição dela. Lá os dados me mostram que em 2019 as mulheres corresponderam a 52% das compras online, sendo que o valor das compras médias realizadas por elas foi de R$ 473.
Além desse dado a pesquisa me mostra que a faixa etária entre os 36 e 50 anos é a que mais compra pela internet. Para completar eu descubro que 66% das vendas online estão concentradas na região Sudeste do país.
Todos esses dados vão me dar uma base para traçar minha estratégia de vendas, mas eu ainda preciso entender mais desse meu cliente. Afinal, esses números correspondem à todos os nichos. Por isso eu vou até minha página de estatísticas do Analytics no meu site ou do Facebook para coletar os dados de quem são meus clientes e quais as características deles.
Nessa hipótese a empresa do meu pai não tem esses dados e está entrando no mercado online agora e também não tem nenhum produto de grande destaque, mesmo oferecendo todos os tipos de produtos para cabelo do mercado. Levando tudo isso em consideração a melhor estratégia seria vender kits com vários produtos, por um valor um pouco mais elevado, pensando em mulheres entre 30 e 50 anos.
Ampliando essa segmentação de propagandas seria interessante realizar um sorteio de um dos kits em alguma rede social e impulsionar publicações para mulheres dentro da faixa etária que morem no Sudeste, visto que elas estão mais dispostas a efetuar compras online.
O caminho fica ainda mais fácil se você reconhecer todas essas características dentro de um público delimitado antes de pensar no produto. Assim a ordem do seu negócio vai ser direta, ou seja, você vai conhecer o problema antes de pensar na solução. No caso da hipótese dos produtos capilares eu tinha a solução e precisei encontrar o problema depois. Tornando o caminho mais difícil.
Para finalizar, pense que toda a sua propaganda e divulgação precisar ser focada na parte digital e disparar esses conteúdos para quem tem mais chances de efetuar a compra é mais inteligente. Nós sabemos que essas estratégias estão muito atreladas a tentativa e erro, mas é importante minimizar os erros e conhecer os dados sobre o seu público vão te ajudar nessa tarefa.
Por isso, o público é o grande termômetro de sucesso do seu negócio e também o diferencial entre você e a concorrência.