fbpx
Publicações

E-commerce: raio-x do mercado de varejo eletrônico no Brasil

2 Min. de leitura

As vendas pela internet estão crescendo muito nos últimos anos, principalmente em 2020 por conta da pandemia. Entre março e maio deste ano foram criados 107 mil comércios digitais, quase um concorrente abrindo por segundo aqui no Brasil. Esse fenômeno foi impulsionado por alguns fatores, nesse texto você vai entender um pouco do mercado do E-commerce no país e os motivos para esse crescimento exponencial.

CURSO: OS PRIMEIROS PASSOS PARA SEU E-COMMERCE

Pensem na seguinte lógica: Uma pandemia atinge praticamente todos os países do mundo e o principal remédio existente é o isolamento social. Muitas lojas fecharam, muita gente perdeu o emprego, mas o que não mudou foi a necessidade de consumo da população.

Isso gera dois movimentos, primeiro um aumento nas vendas online, afinal, as lojas físicas estão fechadas. Segundo, aumenta o número de pessoas procurando uma solução para o desemprego e indo vender online. 

Esses fatores foram os responsáveis pelo aumento de 81% nas vendas de E-commerce no mês de abril de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, um faturamento de R$ 9,4 bilhões. 

Os números são levantados constantemente pelo site especializado Compre&Confie, que ainda mostra um aumento de 98% no número de compras online feitas no mesmo período em relação à 2019. Em abril de 2020 foram realizadas 24,5 milhões de compras pela internet. 

Esse fenômeno foi com certeza impulsionado pela pandemia, mas se ampliarmos o recorte para 2017, 2018 e 2019 vamos ver que o E-commerce vem crescendo há anos. 

Segundo a 2ª edição da pesquisa trimestral NeoTrust, que usa dados do Compre&Confie, as vendas totais na internet brasileira em 2017 foram de 138 milhões. Esse número subiu para 145 milhões em 2018 e bateu 178 milhões em 2019, fazendo com que a pandemia só tivesse acelerado ainda mais algo que já vinha em franca ascensão. 

Mas o que eu quero destacar aqui não é necessariamente o aumento isolado de 2020, mas o comparativo entre os aumentos graduais que vinham acontecendo de 2017 até 2019 e o boom que o E-commerce teve em 2020.

Apenas abril de 2020 representa mais de 13% do número total de vendas de 2019 inteiro, ou seja, esse é historicamente o melhor momento para se vender pela internet por que existem muitos clientes dispostos a comprar. 

Mas essa tendência das pessoas investirem em comércios digitais não é nenhuma novidade para os brasileiros. Como vimos no começo do texto os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) mostram que entre 23 de março de 2020 até 31 de maio de 2020 foram abertos 107 mil comércios eletrônicos no Brasil, mais de 1 concorrente abrindo por minuto. 

Por isso nós do Você Visionário estamos aqui para ajudar na sua empreitada no E-commerce. Por que ao mesmo tempo que existe a demanda de clientes, muitas das pessoas que estão abrindo comércios eletrônicos não seguem um planejamento e não tem as informações corretas para fazerem seus negócios darem certo. 

VEJA A NOSSA SÉRIE SOBRE E-COMMERCE NO YOUTUBE

Se você é um desses 107 mil novos empreendedores digitais é importante saber se planejar e entender as opções que você tem para fazerem seus negócios se desenvolverem e crescerem o mais rápido possível.

Posts Relacionados
Pessoas & ComportamentoPublicações

Bandeiras para que te quero

1 Min. de leitura
As organizações foram tomadas pela juventude. Aliás, jovens esses que defendem aferro e fogo cada um de seus ideais, levantando bandeiras e…
DicasPessoas & ComportamentoPublicações

Comportamento Corporativo

1 Min. de leitura
Manter uma postura corporativa é algo que vem sendo debatido amplamente e cadavez mais nas rodas de negócio. Isso porque desde que…
DicasEconomiaPessoas & ComportamentoPublicações

3 dicas essenciais para se dar bem em uma entrevista de emprego em tempos atuais

1 Min. de leitura
Os tempos mudaram. Hoje, nas entrevistas de emprego, o recrutador que ver além dashabilidades técnicas que o candidato possui. Elas são importantes,…

Cadastre seu e-mail e receba novidades toda semana


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *