Manter uma postura corporativa é algo que vem sendo debatido amplamente e cada
vez mais nas rodas de negócio. Isso porque desde que o mundo é mundo, e com a evolução da
sociedade, alguns hábitos surgem, modificam o cenário corporativo, mas ainda continuam
existindo conflitos que dependem exclusivamente do comportamento dos colaboradores de
uma empresa.
Não é por menos: empresas são feitas de pessoas e essas, sabemos muito bem, existem
de todos os tipos. Há os mais pacatos, os mais expansivos, os “pontas firmes” e os que “não dá
para contar”. Com isso, líderes e gestores vão se desenvolvendo para aprender a lidar com todos
eles, peneirando aqueles que vão agregar à equipe.
Mas, afinal de contas, o que se espera de um colaborador quando o assunto é
“comportamento corporativo”? Difícil responder que o que se espera é bom senso, pois isso
depende muito de pessoa para pessoa. Então, vamos às posturas básicas que se espera de
qualquer colaborador:
Respeito
Esse é o primeiro comportamento desejado dentro de uma equipe, de um
para todos e de todos para um. Isso porque o respeito é a base das relações e, se isso
não existe, torna-se quase impossível um bom clima organizacional.
Transparência
Esse é o segredo das relações de sucesso, sejam pessoais ou
profissionais. Deixar tudo às claras é a forma mais eficaz de fazer com que as coisas
fluam. Mas, atenção, ser transparente não significa dizer tudo que vem à cabeça, sem
filtrar o que pode e deve ser falado.
Honestidade
Essa também é uma premissa do ser humano. Mas, dentro das
organizações a honestidade deveria ser obrigatória. E, na verdade, ela é. Mas,
infelizmente muitos demoram anos para serem “descobertos” em sua desonestidade.