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Algoritmo nas redes sociais: o pesadelo de muitos empresários

2 Min. de leitura

Algoritmo é um nome que com certeza você já ouviu falar muitas vezes, especialmente quando o assunto são as redes sociais.

Mas afinal, o que é um algoritmo?

Quando falamos de computação, o algoritmo nada mais é que uma espécie de fórmula que rege as ações de um sistema, através de instruções pré-determinadas.

O algoritmo das redes sociais é responsável por peneirar todo o conteúdo, definindo quais tipos de perfis e publicações gostaríamos de ver, de acordo com o histórico de nosso comportamento.

Por exemplo, no Facebook ou Instagram, se curtimos e comentamos um tipo de perfil e publicação, o algoritmo vai entender que aquilo é algo que gostamos e por isso vai começar a mostrar mais daquele perfil e daquele tipo de publicação para nós.

edge rank o algoritmo do Facebook
Acima o Edge Rank, o algoritmo do Facebook

Esse mecanismo é responsável por criar uma “bolha” social, onde ficamos imersos em um mundo limitado, onde só vemos aquilo que já gostamos e dificilmente conheceremos algo novo e diferente daquilo que está alinhado com nosso comportamento.

Dessa forma, o algoritmo das redes sociais é o terror de muitos empresas e empresários, que encontram dificuldades em disseminar conteúdo de suas marcas no Facebook e também no Instagram, as duas maiores redes sociais da atualidade.

O Instagram já foi um terreno muito fértil e quem chegou no início se deu muito bem, com muita facilidade. Porém, recentemente, mudanças estruturais do Instagram (como o fim da exibição de likes) e do seu algoritmo, limitaram muito o alcance das publicações. Mesmo grandes influenciadores digitais sofreram quedas drásticas na distribuição do seu conteúdo.

As mudanças possuem o intuito de fazer os usuários impulsionarem suas publicações, para alcançar de maneira paga seus usuários. Mas em um oceano onde todos estão nadando na superfície, torna-se cada vez mais difícil alcançar o usuário e não só isso: alcançar o usuário com um custo baixo de conversão.

Então, qual a solução?

A solução é fazer o que poucos ainda fazem nesse oceano: mergulhar! Estruturar uma estratégia de marketing robusta, definindo bem o público-alvo e priorizando o conteúdo. Uma dica valiosa é utilizar os Stories para gerar conteúdo orgânico com frequência e qualidade, além de impulsionar as publicações de maneira correta. Os Stories do Instagram atualmente são a ferramenta mais poderosa para criação de conteúdo relevante, criativo e interativo.

Então vamos aproveitar!

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