Por muitas vezes promover-se como especialista no seu nicho de atuação pode soar como arrogância ou até prepotência, no entanto, o diferencial do seu negócio está atrelado na forma de como você vende a imagem de sua empresa, e também, sua própria imagem, pois não há melhor forma de polir esta imagem usando sua especialidade ao seu favor.
NICHOS
A ideia de especialização está intimamente ligada a um conceito básico da venda de produtos ou serviços: a segmentação de público.
Da mesma forma que não se pode vender para todo mundo, também não se pode fazer tudo para todos. Então se especializar significa “nichar” o seu trabalho, o seu business.
Num primeiro momento, pode parecer que essa opção restringirá sua atuação, reduzindo sua clientela. Mas a especialização te traz foco. Ser especialista em algo o tornará referência naquele mercado, e como exemplificação, em primeiro momento podemos usar um escritório de advocacia em que sua fachada trabalha em todas ou inúmeras áreas do Direito, enquanto outro escritório se promove como especialista em determinada área do Direito.
A chance de prospecção de novos clientes e êxito em suas demandas do escritório especialista são muito maiores, afinal, além de atender minha especialidade, o consumidor ou contratante do serviço se sente mais confortável para ser atendido ou para comprar com o Especialista.
Diante disso, a sua especialidade precisa ser o carro chefe da empresa para buscar seu espaço no mercado e para prospectar novos clientes, independentemente se você opera como prestador de serviço ou com vendas, pois até na hora de pedirmos o hamburger ou aquela pizza pelo aplicativo, em meio a tantas opções de restaurantes, por vezes nos vemos seduzidos por aquele que se vende como especialista.
Sendo assim, venda-se como especialista, e se achar que ainda não é especialista em nada, a internet está aí para otimizar e aumentar nossa especialização, nos proporcionando o acesso a inúmeros cursos, livros, artigos e mentores para sairmos da zona de conforto e virarmos ESPECIALISTAS!