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5 habilidades comportamentais primordiais para profissionais do futuro

4 Min. de leitura

Em 2018 a consultoria empresarial americana, McKinsey & Company, apresentou um relatório chamado Skill shift: Automation and the future of the workforce”O estudo aponta para uma forte mudança dentro do mercado de trabalho voltada para a automação de processos e serviços. Elencando as principais habilidades dos profissionais para os próximos anos.

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Em resumo, o estudo promovido pela McKinsey elege três conjuntos de habilidades que vão ser fundamentais no mercado de trabalho no futuro. A consultoria dividiu as habilidades características de todas as áreas de trabalho em cinco grupos:

  1. Habilidades físicas e manuais
  2. Habilidades cognitivas básicas
  3. Altas habilidades cognitivas
  4. Habilidades sociais e emocionais
  5. Habilidades tecnológicas

Segundo a McKinsey os três conjuntos de habilidades que vão crescer nos próximos anos são as habilidades tecnológicas, sociais e emocionais e altas habilidades cognitivas.

Altas Habilidades Cognitivas

Altas habilidades cognitivas incluem escrita avançada, habilidades quantitativas e estatísticas, pensamento crítico.

Habilidades sociais e emocionais

Habilidades sociais e emocionais incluem habilidades avançadas de comunicação e negociação, empatia, aprendizado contínuo, capacidade de gerenciar outros e adaptabilidade.

Habilidades tecnológicas

Habilidades tecnológicas incluem conhecimentos avançados de TI, análise de dados, engenharia e pesquisa.

Dois desses três conjuntos de habilidades são compostos por Soft Skills, caso você não saiba o que são Soft Skills a gente te explica nesse texto aqui! Pensando nisso, nós do Você Visionário fizemos uma lista com 5 soft skills que você pode aprimorar ou desenvolver para o futuro:

1 – Habilidades de gerir de pessoas

Uma das características mais apreciadas no atual mercado de trabalho é a habilidades de gerir os diferentes humores e ritmos de uma equipe, essa é, quem sabe, a característica mais importante para o profissional do futuro. Se você quer ser gestor essa habilidade é obrigatória!

Muitos problemas de produtividade nas equipes são frutos de uma má gestão de pessoas do líder e por vezes o grande problema é o diagnóstico desse problema. Quanto mais tempo se demora para identificar que o problema não é um processo ou procedimento, mas sim as relações pessoais entre funcionários, mais tempo a empresa fica sem resultados. Isso interfere em todo o processo e precisa ser corrigido antes mesmo que aconteça.

Por esses fatores a gestão de pessoas é uma habilidade desejada em qualquer profissional que tenha aspiração de ocupar um cargo de liderança. Mas isso não vale apenas para gestores, como parte da equipe você também vai precisar lidar com seus colegas de trabalho e saber gerir esses relacionamentos é fundamental.

2 – Habilidades de processar de informações complexas

O tempo é uma moeda inegociável, perder tempo em decisões pode custar muito caro para a empresa. É com esse pensamento como guia que as empresas estão cada vez mais interessadas em funcionários que consigam processar rapidamente informações complexas.

Seja para executar uma ordem ou para pensar em uma solução de problema, quanto mais rápido o funcionário consegue ter ações cognitivas melhor ele vai ser avaliado dentro do seu ambiente de trabalho. Essa velocidade de pensamento é crucial para que não se perca tempo de decisão e, consequentemente, deixe o fluxo de trabalho mais rápido e eficiente.

Ter uma flexibilidade cognitiva apurada não é algo simples, mas pode ser treinado com muita leitura e práticas de solução de problemas. Parece bobeira, mas jogos de lógica como o Sudoku podem ajudar muito no desenvolvimento dessa skill. O grande desafio é conseguir ter um repertório de pensamentos que consiga unir conhecimentos rapidamente para solucionar problemas ou executar atividades.

3- Habilidade de ser inteligente emocionalmente

Controlar seus sentimentos nunca foi tão importante no mercado de trabalho. Se a gestão de pessoas é fundamental para um líder, a inteligência emocional é característica básica para aguentar o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e rigoroso.

As relações humanas são as mais complicadas de serem resolvidas e decifradas, pois pessoas tem sentimentos e isso afeta diretamente no rendimento dentro do trabalho. Se sua relação com seu chefe ou colega de trabalho não é muito boa é fundamental que você saiba lidar com isso de maneira que não afete seu trabalho.

Parece óbvio, mas essa característica está em falta no mercado de trabalho atual e por isso ela é tão valorizada pelas empresas. Segundo um estudo feito pela plataforma de venda de cursos online Udemy, cerca de 23% dos funcionários do Brasil não conseguem cumprir as expectativas nos primeiros 18 meses de trabalho por problemas emocionais.

Saber lidar com frustrações e não se vislumbrar com sucessos é algo que pode te diferenciar com relação a um concorrente com mais habilidades técnicas.

4 – Resiliência

Em paralelo à inteligência emocional está a resiliência. Se adaptar à situações, pessoas, processos e momentos é fundamental em um ambiente de trabalho. Saber se comportar conforme a situação e conseguir se ajustar para dar seu melhor é uma característica que muitas pessoas julgam ter, mas na verdade não tem.

Se adaptar é muitas vezes fazer coisas que não se gosta ou que não se sabe, mas um profissional diferenciado é aquele que consegue dar resultados mesmo em uma situação adversa. Com as dificuldades conhecidas do mercado de trabalho é importante que você entenda que vai precisar exercer mais de uma função dentro da equipe e isso nem sempre vai ser confortável.

Encarar essas mudanças como desafios profissionais e se adaptar tende a dar mais sucesso, afinal, não se sabe qual vai ser a evolução de amanhã.

5 – Alinhamento cultural empresarial

As empresas mudaram junto com o mercado, hoje é muito comum vermos empresas que presam demais pelo bem estar dos seus colaboradores. Mas isso não é a toa, essa criação de uma cultura empresarial é fundamental para gerar propósito nos funcionários.

E por isso que o alinhamento com a cultura empresarial é fundamental para você conseguir uma vaga ou até mesmo prosperar dentro da empresa. É importante existir esse alinhamento até para você entender o nível de cobrança e como deve se comportar dentro da empresa.

Caso você não tenha tanta proximidade com a cultura empresarial em que está inserido é necessário ter resiliência para se adaptar. Se mesmo assim não conseguir um sinal de alerta deve ser ligado: Será que realmente vale a pena continuar trabalhando aqui?

Esperamos que essas sejam boas dicas para você melhorar na sua carreira. Se você tem interesse em mudar de carreira ou desenvolver mais suas habilidades clique neste link para ter acesso a um curso que pode mudar sua vida profissional.

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