GLOSSOFOBIA.
Já ouviu falar desse nome? Não?
GLOSSOFOBIA é o nome que se dá ao medo de se falar em público.
Pode ser a apresentação de trabalho em sala de aula, uma entrevista de emprego, a defesa de um tcc, uma palestra… O que é fácil para uns, torna-se um pesadelo para outros. Há quem gagueje, trema, sue e tem pessoas que até desmaiam. A fobia de falar em público é mais comum do que se imagina.
POR QUE SURGE O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?
Instintivamente, quando vamos falar em público, nosso cérebro entende que estamos baixando a guarda e ficando vulneráveis. Nesse momento, o cérebro humano envia uma mensagem de “PERIGO” ao nosso organismo, que começa a produzir adrenalina, o hormônio responsável por fazer seus batimentos cardíacos aumentarem, assim deixando a pessoa em estado de alerta, caso haja necessidade de fugir.
É por esse motivo que nesse momento muitas pessoas suam, sentem calafrios, tremem, gaguejam. Essas reações são um mecanismo de autopreservação. É a mesma reação que nossos ancestrais tinham ao encontrar algum animal perigoso na natureza.
Instintos primitivos, sim. Só que não estamos mais na pré-história, não é mesmo? Então você não deve sucumbir ao controle de instintos primitivos.
Para algumas pessoas, esse instinto de proteção acaba se tornando uma fobia, um medo tão grande que o paralisa. E diante dessa fobia, as pessoas acabam perdendo muitas oportunidades na vida, seja no pessoal ou no trabalho.
Por isso separamos 5 DICAS para te ajudar na hora de falar em público.
1. RESPIRE CORRETAMENTE
Sim, respire. A ansiedade é um dos complicadores para quem precisa falar em público. Quem sofre de ansiedade sabe como é, né? A melhor maneira de combater a ansiedade é respirar corretamente, lentamente, para que o corpo relaxe. Respire fundo e lentamente, conte até 7 e vá soltando o ar enquanto isso. Repita esse processo algumas vezes até se sentir relaxado o suficiente.
2. TREINO E AUTOCONHECIMENTO
As fobias muitas vezes são fruto de traumas e crenças limitantes. Situações traumáticas do passado podem influenciar negativamente em nós no presente, por isso é necessário nos conhecermos para identificar quais são esses pontos que nos limitam. Conhecendo nossas dificuldades e a origem delas, aí começamos um trabalho de treino, buscando driblar essas dificuldades. E na vida não tem segredo: se você quer realmente ser bom em algo, deve treinar MUITO!
3. FAÇA ATIVIDADES COLETIVAS
Atividades coletivas como Teatro e esportes com equipes ajudam a desenvolver as habilidades sociais de um indivíduo, já que para ser bem sucedido é necessário entendimento e trabalho em equipe.
4. PLANEJE O QUE VAI FALAR
Pense no que você vai falar e faça um rascunho, um esboço. É importante saber o que vai falar para manter uma linha de raciocínio, o que vai facilitar sua transmissão de ideias. Existem técnicas que te ajudam com isso.
5. GRAVE SUAS FALAS
Treine em casa e grave suas falas! No início você vai achar estranho se ver falando, mas essa é uma maneira interessante de ter uma visão externa de si mesmo. Desse modo, você consegue ver falhas que podem ser corrigidas e questões que possam ser melhor trabalhadas.
Gostou das nossas dicas? O Você Visionário está disponibilizando um curso PERFEITO para você que quer aprender a falar bem em público. E você vai aprender em apenas 7 DIAS!
É o MÉTODO FALANTES: desenvolvendo a arte de falar em público
COM O MÉTODO FALANTES VOCÊ VAI:
– Ser um comunicador mais confiante, mesmo sem treinamento prévio;
– Ter segurança para discursar diante dos seus chefes, colegas ou pessoas com maior graduação ou hierarquia;
– Criar discursos eficazes através de técnicas para persuadir clientes, colaboradores ou líderes;
– Assumir projetos e cargos de gestão e liderança;
– Motivar equipes que você lidera e coordenar projetos;
– Vender sua imagem e suas ideias de maneira eficiente.