fbpx
FinanceiroPublicações

PIX: Saiba tudo sobre a nova modalidade de pagamento

4 Min. de leitura

Em 19 de fevereiro o Banco Central havia anunciado o lançamento da modalidade de pagamentos PIX, que pretende agilizar e facilitar a vida dos usuários. Essa nova forma de fazer pagamentos digital é inteiramente instantânea e vai entrar em operação no dia 16 de novembro de 2020.

A principal diferença dessa modalidade de pagamento para as outras já existentes (DOC E TED) é que pelo PIX os usuários não vão ter restrições de horários. Assim, qualquer um vai poder fazer uma transferência em menos de 10 segundos usando o aplicativo do seu banco.

Rápido, simples e fácil. É buscando uma maior praticidade e agilidade que o Banco Central lançou a nova modalidade. Por isso nós do Você Visionário vamos trazer alguma dúvidas frequentes que estão surgindo sobre o PIX.

Como faço o cadastro para usar o PIX?

Para poder usufruir da nova modalidade de pagamento é simples, basta ser correntista em qualquer banco do território nacional. Isso não vale apenas para os bancos tradicionais, mas também fintechs e plataformas de pagamento.

Tendo a conta ativa, basta se cadastrar no serviço a partir do dia 05 de outubro. Esse cadastro vai ser realizado pelas próprias instituições financeiras, que devem avisar seus clientes sobre a nova modalidade e se esses clientes desejam se cadastrar para usufruir do serviço.

Ao confirmar seu cadastro no PIX, os clientes vão precisar informar uma chave de segurança, uma espécie de senha, para que o serviço seja efetivamente liberado em novembro. Essa senha pode ser o CPF, RG, e-mail ou número de telefone do próprio cliente.

Como vai funcionar a chave do PIX?

Essa chave de segurança vai ser o número de identificação dos clientes dentro da plataforma do Banco Central, já que pelo PIX as instituições financeiras serão apenas intermediários de um sistema do próprio Banco Central.

A permissão para que a chave de segurança seja feita com CPF, RG, e-mail ou número de telefone visa a praticidade para os usuários e também a agilidade nas transações.

As regras para as chaves são as seguintes:

  • Cada pessoa física pode ter até cinco chaves por conta titular
  • Cada pessoa jurídica pode ter até 20 chaves por conta titular

Como usar o PIX?

A forma de uso do PIX vai ser realmente muito intuitiva e simples, existe três maneiras na realidade:

Chave PIX:

Sabendo a chave PIX do destinatário do depósito basta acessar o aplicativo do seu banco e selecionar a opção de pagamento PIX. Após isso basta digitar essa chave no campo solicitado e confirmar a transferência.

QR Code:

O PIX também vai permitir que os pagamentos sejam efetuados por meio de um QR Code. Para isso basta scanear o QR Code que você deseja para efetuar o pagamento, esse procedimento poderá ser feito pelo aplicativo da instituição financeira ou também pela própria câmera do celular.

Essa funcionalidade vai facilitar o pagamento de contas, podendo ser gerado um QR Code para um único pagamento ou para múltiplos pagamentos. A ideia do Banco Central é utilizar os QR Codes para pagamentos de contas de água e luz, além de facilitar a vida de vários comerciantes.

NFC (Near Fiel Communication):

O NFC é uma tecnologia de transferência de dados por aproximação de dispositivos. Ou seja, se seu celular ou smart watch tem essa tecnologia de aproximação ela também vai funcionar para os pagamentos por meio do PIX.

Quanto vai custar cada transferência pelo PIX?

As transferências entre pessoas físicas vão ser gratuitas, o que provavelmente vai ser o fim das TEDs e DOCs. As pessoas físicas também não vão precisar pagar nenhum tipo de taxa ao efetuar uma compra por QR Code, por exemplo.

Entretanto, os lojistas que optarem por utilizar o PIX vão precisar pagar uma taxa quando seus clientes usarem a modalidade. Segundo o Banco Central, é necessário fazer essa cobrança para garantir a operação como um todo, mas o BC também garante que essas taxas vão ser muito inferiores às atuais de cartão de crédito.

Essas taxas vão ser definidas pelas instituições financeiras, mas o lojista vai receber o dinheiro imediatamente após efetuada a compra, não precisando esperar até 30 dias para receber os recursos.

Transações entre pessoas jurídicas também vão ser taxadas.

O PIX limita os valores por transferência?

Não há limite de valor definido pelo Banco Central, mas as instituições financeiras vão ter liberdade para definir um teto por transferência usando o PIX, desde que esse limite não seja inferior ao já praticado em outros tipos de transferências.

Na prática, se o banco impõem limite de R$ 5 mil reais para uma TED ele não pode colocar um teto inferior a isso para o PIX.

É possível agendar uma transferência pelo PIX?

Sim, vai ser possível realizar um agendamento de transferências pelo PIX. A funcionalidade vai se chamar “PIX Agendado” e permitirá que o usuário determine uma data futura para realizar o pagamento, assim como é feito nos DOCs.

Também vai ser possível cancelar os agendamentos antes que a transação aconteça, tudo pelo aplicativo do seu banco.

É possível fazer uma transferência para o exterior usando o PIX?

Não vai ser possível, pelo menos nesse primeiro momento. O PIX ainda não está conectado com sistemas no exterior, por mais que muitos países já usem modalidade de pagamentos parecidas.

Mas o Banco Central estuda agregar essa funcionalidade no futuro.

Eu consigo transferir dinheiro pelo PIX para a minha conta em uma corretora de valores?

Não será possível. Para realizar esse serviço os clientes ainda vão precisar realizar uma TED, como acontece hoje em dia. Mas, assim como as transferências para o exterior, o Banco Central estuda permitir que o PIX seja feito para as corretoras de valores no futuro.

Posts Relacionados
Pessoas & ComportamentoPublicações

Bandeiras para que te quero

1 Min. de leitura
As organizações foram tomadas pela juventude. Aliás, jovens esses que defendem aferro e fogo cada um de seus ideais, levantando bandeiras e…
DicasPessoas & ComportamentoPublicações

Comportamento Corporativo

1 Min. de leitura
Manter uma postura corporativa é algo que vem sendo debatido amplamente e cadavez mais nas rodas de negócio. Isso porque desde que…
DicasEconomiaPessoas & ComportamentoPublicações

3 dicas essenciais para se dar bem em uma entrevista de emprego em tempos atuais

1 Min. de leitura
Os tempos mudaram. Hoje, nas entrevistas de emprego, o recrutador que ver além dashabilidades técnicas que o candidato possui. Elas são importantes,…

Cadastre seu e-mail e receba novidades toda semana


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *