fbpx
Publicações

Profissões do futuro: conheça 5 áreas de atuação dos profissionais do futuro

4 Min. de leitura

Recentemente a Center for the Future of Work divulgou um relatório elencando as 21 principais profissões do futuro. A organização é um braço da empresa multinacional Cognizant Technology Solutions, uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação do mundo.

CONFIRA AS 5 PRINCIPAIS SKILLS PARA OS PROFISSIONAIS DO FUTURO

Como métrica, a Cognizant usou macrotendências atuais em diversas áreas como meio-ambiente, migração, biotecnologia, demografia e tecnologia para chegar a 21 profissões que certamente vão ser muito reconhecidas no futuro.

Neste link você acessa o conteúdo completo do estudo promovido pela Center for the Future of Work. Com base nesse levantamento, e em outras dicas nossas, a equipe do Você Visionário separou 5 áreas de atuação que estão representadas por alguns desses 21 postos de trabalho elencados no relatório e outros que não estão.

1 – Data Science

Com o constante crescimento da digitalização mundial é importante pensar que todas as ações realizadas na internet geram dados. Uma compra efetuada pelo Ifood é uma fonte rica de informações, assim como suas horas de uso nas redes sociais ou as compras efetuadas em um supermercado durante o mês. Todos esses dados ficam armazenados nas plataformas e precisam ser interpretados, na maioria das vezes por pessoas e não máquinas.

Essa necessidade de analisar dados é algo que vemos em ações como os e-commerces, aplicativos de compras e nas redes sociais, mas também são vistos nas indústrias e no mercado financeiro. O motivo disso é simples, essas métricas vão servir de argumento para as tomadas de decisão futuras, promoções e ações de marketing. Saber manipular e interpretar os Big Datas é uma habilidade muito útil e com um amplo mercado de trabalho em ascensão, uma grande oportunidade para o futuro.

A área do Data Science é contemplada pelos seguintes postos de trabalhos, segundo o levantamento da Center of the Future Work: Detetive de Dados, Especialista em edge computing, Analista de cybercidade, Corretor de dados pessoais, Facilitador de TI.

2 – Automação de processos e Inteligência Artificial

Automatizar processos é algo cada vez mais natural e necessário dentro da produção contemporânea, e isso se reflete diretamente no mercado de trabalho. O mercado de programação voltada para a inteligência artificial e as automações é algo que já está em ascensão e deve continuar no futuro.

É uma questão de tempo até tarefas como o transporte de cargas ou a própria medicina sejam assistidos por máquinas com complexos programas de inteligência. Isso é um caminho que já estamos vendo acontecer e pode ser benéfico para a humanidade, além de gerar muitos postos de trabalho que vão precisar de capacitação.

Programar máquinas inteligentes requer muito estudo avançado em programação e também engloba algumas áreas como acessibilidade e experiência do usuário.

A área de Inteligência Artificial e automação é contemplada pelos seguintes postos de trabalhos, segundo o levantamento da Center of the Future Work: Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial, técnico de saúde assistida por inteligência artificial, Gerente de equipe humanos-máquinas, Construtor de jornadas de realidade aumentada e Controlador de estradas.

3 – Machine Learning

Como já foi dito anteriormente, a automação dos processos é algo fundamental na sociedade moderna, o quê era feito manualmente por centenas de funcionários agora é realizado em segundos por uma máquina. Esse desenvolvimento cresceu de tal maneira que hoje em dia existem profissionais que desenvolvem máquinas com autoconhecimento.

É isso mesmo, o processo de Machine Learning é a automação de máquinas que vão aprendendo com si mesmas. Basicamente esse profissional vai programar um software que entende como aprimorar seu próprio funcionamento com base na repetição dos seus algoritmos.

Máquinas inteligentes vão ser cada vez mais comuns nas nossas vidas e serão necessários bons programadores e engenheiros para criarem e produzirem essas máquinas.

A área de Machine Learning é contemplada pelos seguintes postos de trabalhos, segundo o levantamento da Center of the Future Work: Analista de quantum machine learning, Desenvolvedor de machine learning, Especialista em experiência do usuário.

4 – Produção de conteúdos web

Assim como as tecnologias vem evoluindo, o comportamento de consumo das pessoas também sofre alterações. Pense em como você consome mídia hoje e como fazia isso há 5 ou 10 anos atrás, provavelmente vai notar que hoje em dia seu consumo de conteúdos é muito maior nas mídias digitais. Isso vai continuar acontecendo cada vez mais no futuro e inúmeras oportunidades de trabalho vão surgir por isso.

Influenciadores digitais, YouTubers e streamers movimentam um mercado de trabalho que cresce exponencialmente e necessita de uma grande força tarefa para acontecer. Você não precisa necessariamente aparecer nos conteúdos, esse trabalho é feito por equipes grandes e bem remuneradas. Além desse mercado também existe um forte crescimento no ensino EAD que necessita de profissionais qualificados para a produção e distribuição das aulas.

Por isso é importante ter conhecimento em softwares de edição de vídeo e foto, saber escrever roteiros e ter textos criativos te coloca como diferencial dentro do mercado de produção de conteúdos para a web.

Entretanto, dentro do estudo da Center of the Future of Work não existe nenhum cargo que contemple essa área. Mas nós sabemos o poder que o conteúdo tem e por isso indicamos alguns cargos que a produção de conteúdos web engloba: Editor de vídeos, Gestão de marketing digital, roteirista, Gestor de conteúdo, Videomaker, Design gráfico

5 – Biotecnologias

Esse é um mercado que já vem em grande crescimento, mas ainda carece de profissionais capacitados dada a sua demanda de serviços. As biotecnologias são fundamentais em vários aspectos, mas o principal é criar mecanismos que aumentem a qualidade de vida dos humanos e do próprio planeta.

Dentro desse guarda-chuva também podemos incluir médicos e até mesmo engenheiros ambientais que podem ser beneficiados das produções biotecnológicas e também podem se especializar nisso. Para trabalhar nesse ramo é primordial que se tenha um elevado grau de formação, assim como estudos diferenciais.

A área de Biotecnologias é contemplada pelos seguintes postos de trabalhos, segundo o levantamento da Center of the Future Work: Oficial de diversidade genética, diretor de portfólio genômico, biomédico, especialista em inteligência artificial voltado para a saúde, especialista em controle e prevenção de vírus.

Se você gostou do conteúdo nós indicamos que entre nesse link e faça o cadastro no curso Sprint de Carreiras, lecionado por uma das principais mentoras de carreira do Brasil! Não perca essa oportunidade.

Posts Relacionados
Pessoas & ComportamentoPublicações

Bandeiras para que te quero

1 Min. de leitura
As organizações foram tomadas pela juventude. Aliás, jovens esses que defendem aferro e fogo cada um de seus ideais, levantando bandeiras e…
DicasPessoas & ComportamentoPublicações

Comportamento Corporativo

1 Min. de leitura
Manter uma postura corporativa é algo que vem sendo debatido amplamente e cadavez mais nas rodas de negócio. Isso porque desde que…
DicasEconomiaPessoas & ComportamentoPublicações

3 dicas essenciais para se dar bem em uma entrevista de emprego em tempos atuais

1 Min. de leitura
Os tempos mudaram. Hoje, nas entrevistas de emprego, o recrutador que ver além dashabilidades técnicas que o candidato possui. Elas são importantes,…

Cadastre seu e-mail e receba novidades toda semana


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *