Todo ano a revista americana Fast Company elege as empresas mais inovadoras do mundo, em 2020 foram selecionadas 434 organizações, de 44 setores diferentes. Os critérios utilizados pelos editores foram inovação e o impacto causado pela empresa na cultura da sociedade com base no que a empresa conquistou no ano anterior.
A Fast Company dá destaque para as 50 empresas mais inovadoras na sua lista principal, mas nós do Você Visionário vamos focar nas 10 principais empresas inovadoras do mundo e explicar as práticas e modelos de negócios de cada uma.
1 – Snapchat
Não, nós não voltamos no tempo para 2012! Por mais que as pessoas achem que o Snapchat morreu com a chegada dos stories no Instagram, isso não é verdade. A companhia sediada em Santa Mônica, nos EUA, resistiu as tentativas de compra do Facebook e conseguiu se reinventar para ser eleita a empresa mais inovadora do mundo em 2020.
Mas qual o motivo disso? A própria companhia se intitula uma “empresa de câmeras” e não um aplicativo de troca de mensagens. Ao sofrer com a concorrência do Instagram, o Snap precisou mudar seu foco e investir em outros setores para continuar crescendo.
A mudança de um aplicativo de mensagens para uma empresa de realidade aumentada possibilitou que o Snap se consolidasse para ser a empresa mais inovadora do mundo. Isso se deve aos investimentos realizados ainda em 2019, quando a empresa criou a ferramenta Scan no aplicativo. Essa funcionalidade permite que o usuário escaneiem objetos, usando uma inteligência artificial, para entender sua geometria.
Quando o objeto é escaneado o usuário pode inserir máscaras de realidade aumentada neles, chamadas dentro do aplicativo de lentes. Tudo isso com a facilidade de poucos cliques na tela do seu celular.
O investimento e crescimento do mercado de inteligência artificial e realidade aumentada, bem como o machine learning, não é novidade para os leitores do canal. Recentemente escrevemos um artigo que elencava as principais habilidades profissionais para o futuro e esses três conhecimentos estão presentes nesta lista.
A Fast Company entrevistou o CEO da Snap, Evan Spiegel, se você tem interesse em saber mais sobre a empresa o texto está neste link.
2 – Microsoft
Todo mundo sabe que a Microsoft é uma das maiores empresas do mundo e vem constantemente evoluindo tecnologicamente para levar ao usuário algum produto inovador. Para a Fast Company a Microsoft é a segunda empresa mais inovadora do mundo por uma série de fatores, mas principalmente as inovações no campo da realidade mista e interfaces holográficas.
A principal ferramenta que a Microsoft está desenvolvendo envolve o que se chama de “futuro das interfaces”. A empresa tem um projeto de desenvolvimento de aparelhos que não se limitem apenas as interações em 2D, mas que criem um ambiente de imagens 3D holográficas.
Mais próximo da realidade está a segunda linha de óculos imersivos de realidade mista, chamados de HoloLens2. Lançado em 2019, o novo aparelho dobra a capacidade de visão do HoloLens1, apresenta rastreamento de mão que permite interagir com o conteúdo que você está vendo pelas lentes.
Mas a empresa não inovou apenas em tecnologias complexas, seu serviço empresarial Microsoft Teams também fez um enorme sucesso durante o ano de 2020, desbancando a concorrência e sendo utilizado em 91 das 100 maiores empresas americanas.
A plataforma reúne praticamente tudo que uma equipe de trabalho precisa, como o armazenamento de arquivos em nuvem, espaço para vide chamadas, um chat de texto em equipe e uma agenda de contatos. Só pra se ter ideia, a Ikea, gigante do ramo de fabricação e comercialização de móveis nos EUA, tem 70 mil funcionários registrados e atuantes no Microsoft Teams. Essa adaptação e crescimento tornam a Microsoft uma empresa extremamente inovadora ao longo dos anos.
3 – Tesla
Fechando o top 3, e muito provavelmente sendo uma forte candidata à ocupar o posto de número 1 no próximo ano, está a Tesla. A terceira empresa mais inovadora do mundo vem trilhando um caminho disruptivo ao longo dos seus 17 anos de vida. A montadora americana é a principal empresa no ramo da fabricação e comercialização de carros elétricos no mundo, mas não se limita apenas a isso.
A companhia também investe em outras soluções sustentáveis como energia solar para residências, inclusive desenvolvendo uma tecnologia chamada Solar Roof, um teto com placas de energia solar.
Mas realmente o carro-chefe da empresa são os carros elétricos e eles vem tendo uma enorme adesão dentro do mercado nos últimos anos. Em 2019 a empresa vendeu 367 mil veículos, número maior que o dobro das vendas se somarmos 2018 e 2017. Se compararmos a Tesla com as outras grandes montadoras do mundo vamos conseguir ver que seu valor de mercado é 38% maior que a Toyota, a segunda montadora mais valiosa do planeta.
A evolução da Tesla é algo que você ainda vai ouvir muito falar, afinal, a empresa tem como dono uma pessoa que lidera um projeto visando colonizar Marte! Elon Musk, CEO da Tesla e bilionário excêntrico, é uma das mentes mais capacitadas por trás de várias empresas inovadoras, sendo a Tesla seu carro chefe.
4 – Big Hit Entertainment
Chegamos na primeira empresa não americana da lista, a Big Hit Entertainment! Você já deve ter sido impactado por algum conteúdo na internet relacionado às bandas sul-coreanas chamadas de K-Pop. Pois bem, as principais mentes por trás desse sucesso digital que é o K-Pop trabalham nas empresas da Big Hit Entertainment e por isso ela foi eleita a quarta empresa mais inovadora de 2020.
A Big Hit é uma empresa da Coreia do Sul que tem como foco criar uma ampla plataforma para interação de fãs uns com os outros e com os artistas, além de contar com uma plataforma para a comercialização de mercadorias. Esse plano da Big Hit Entertainment já está em prática, principalmente na Ásia.
Em junho deste ano a empresa lançou a plataforma de e-commerce chamada Weply junto com a Weverse, uma mídia social, ambos voltados para a comunidade de fãs já cadastrados nas redes da Big Hit. A inovação proposta pela empresa é eliminar as gravadoras que encarecem tanto o processo de produção musical, saindo das amarras da atual indústria musical.
A empresa vem crescendo tanto com o sucesso do K-Pop que já promoveu eventos como três shows da BTS com capacidade máxima de lotação no Estádio Olímpico de Seoul. Toda a organização e comercialização dos eventos foi feita por meio das plataformas da própria Big Hit.
5 – HackerOne
A HackerOne é uma plataforma para hackers. Isso mesmo, quinta empresa mais inovadora do mundo é uma plataforma que monetiza hackers que conseguem descobrir falhas no sistema de segurança das empresas. A ferramenta é considerada a líder da indústria de cibersegurança e pagou milhões de dólares em recompensas para os hackers.
Entre os clientes da HackerOne estão o Uber, Nintendo, Starbucks, Toyota, Spotify, PayPal e até mesmo o Pentágono! A plataforma conta com mais de 600 mil hackers cadastrados, sendo que 850 novos usuários entram na rede diariamente. Em média cada usuário que reportar um erro crítico ou vulnerabilidade de sistema recebe a recompensa de mais de $ 3 mil dólares em média.
6 – White Claw
A única empresa na lista das 10 principais inovadoras do mundo que não é da área da tecnologia é a White Claw, uma empresa que vende água saborizada alcóolica. A inovação da White Claw foi realizada na idealização de um produto saudável, leve e que caísse nas graças dos Milennials, uma geração que vem consumindo menos álcool e buscando uma vida mais saudável.
Rapidamente a White Claw ganhou o gosto do público e ampliou em 202% suas vendas de 2019, em relação à 2018, atingindo $1.3 bilhões de dólares. Seus principais concorrentes são as cervejarias pelo baixo teor alcóolico das bebidas, e por isso que a água saborizada ganhou tantos adeptos. Com o público buscando opções mais saudáveis a entrada no mercado foi no melhor timing possível.
A White Claw também é uma empresa que se destaca pelo marketing e também consegue provar que para ser inovador não é necessário apenas tecnologia, novos modelos de mercado também podem ser oportunidades fora do ramo tecnológico.
7 – Shopify
O Shopify é uma das plataformas mais fortes para os próximos anos por estar dentro de uma área que vem crescendo muito, principalmente com a pandemia, que é o e-commerce. O Shopify é a sétima empresa mais inovadora do mundo por ser a primeira plataforma que gerou autonomia para quem tem um e-commerce.
Eles são uma plataforma parecida com o Wix, onde usuários comuns, sem experiência em design ou programação e desenvolvimento de sites, conseguem criar suas lojas online por valores muito menores. Neste ano a Shopify criou uma outra ferramenta para a sua plataforma, o Shopify Fulfillment Network.
Essa nova ferramenta vai cuidar da logística dos comerciantes, um setor que muitas vezes é difícil para quem administra as empresas. Dentro de um mercado com a gigante Amazon é impressionante que uma empresa como a Shopify crie um modelo tão sólido para o seu negócio.
8 – Canva
A oitava empresa mais inovadora do mundo em 2020 é o Canva, uma plataforma online que revolucionou o mercado do design mundial, dando autonomia para pessoas comuns criarem e compartilharem seus templates e artes. Tudo de maneira simples e intuitiva, uma inovação na experiência do usuário.
Muitas empresas ao redor do mundo usam o Canva como programa principal para a criação de peças de design, só para você ter noção a empresa registrou 1 milhão de novos templates semanalmente em 2020. A plataforma cresceu tanto que o Canva lançou um plano exclusivo para as empresas, com novas tecnologias para edição restrita e fluxo de trabalho de aprovação, mantendo tudo fácil e prático.
9 – Roblox
A nona empresa mais inovadora de 2020 é a Roblox, uma plataforma voltada para os desenvolvedores de games. A proposta da empresa não é ser apenas uma desenvolvedora de jogos e sim uma comunidade de jogadores e desenvolvedores. Ao todo, a plataforma conta com 100 milhões de usuários ativos na média mensal, gastando juntos 1 bilhão de horas todos os meses dentro da Roblox.
A ideia de um ambiente onde você pode comercializar seus próprios jogos e conhecer outros desenvolvedores, além de jogar as criações de outros usuários é algo muito inovador. A Roblox vem crescendo consideravelmente ao longo dos anos, para você ter ideia a receita com a venda de produtos dos usuários chegou a $ 100 milhões em 2019, superando os $ 70 milhões de 2018.
10 – Zipline
A Zipline é uma empresa que mistura inovação tecnológica e social ao mesmo tempo. A empresa tem uma logística de entregas médicas por meio de drones, indo no caminho contrário à Amazon, que quer usar o transporte de drones para entregas de mercadorias.
A empresa atua com força na África, onde os medicamentos tem mais dificuldade para chegar em toda a população, mas sua sede é em São Francisco. A ideia da Zipline é bem simples, os hospitais fazem um pedido via SMS ou WhatsApp para uma central que dispara o pedido para um galpão onde ficam armazenados os drones e os medicamentos.
A empresa tem três centros de distribuição em Ghana com 24 funcionários e 30 drones em operação, oferecendo uma gama de 150 tipos diferentes de medicamentos.